terça-feira, 14 de julho de 2015

Picles

Nada como um picles feito em casa para harmonizar com uma boa cerveja. Fazer picles de pepino é muito fácil e barato. Você precisa apenas encontrar aquele pepino pequeno para picles na feira, ter um pote grande de vidro com tampa, sal marinho, vinagre e temperos a seu gosto.

Não importa se você está na Cracóvia ou na feira de Acari,
o pepino que você quer para seu picles é o da direita
e não o da esquerda :-)
Existe uma extensa variedade de pepinos, você pode fazer seu picles com qualquer uma, mas o melhor resultado será obtido se você utilizar o pepino específico para picles, que é um pouco mais difícil de achar. É possível até se fazer picles com o maxixe, resulta num picles chamado gherkin.
Você deve tomar alguns cuidados para garantir que o picles esteja crocante. Não precisa seguir todos esses cuidados, mas alguns eu aconselho:
  • Usar sal marinho não refinado
  • Colocar junto folhas de uva ou de raiz forte ou outro material rico em taninos - eu uso geralmente uma ou duas nozes
  • Colocar junto algumas fatias de cenoura
  • Mergulhar os pepinos brevemente em água fervente antes de colocar na salmoura

Coloque muito alho e endro na salmoura! Não há nem necessidade de descascar o alho, pode colocar os dentes cortados ao meio! Raiz forte, sementes de mostarda e pimentas também ficam ótimos.
Você pode preparar a salmoura em várias proporções e ainda adicionar vinagre. A concentração de sal pode ser de 20g/litro a 40g/litro. Eu costumo preparar a salmoura com três colheres de sal em um litro de água e misturo com mais um litro de vinagre.

Deixe fermentar em temperatura ambiente por uma semana e então experimente. Caso esteja ao seu gosto, coloque na geladeira para parar a fermentação. Conforme o pepino fermenta, a cor da pele muda de verde brilhante para verde-oliva escuro e o interior muda de branco para translúcido.


O resultado final



                                                                                                                                                                   
Siga-nos no twitter: twitter.com/cervasextremas
Curta-nos no facebook: facebook.com/cervejasextremas
























Nenhum comentário:

Postar um comentário