sexta-feira, 24 de julho de 2015

Growler


A cultura cervejeira do Growler tem crescido com força em terras brazucas e isso é fantástico, pois é um vasilhame que além de permitir que se tome um chopp fresco no conforto do lar, ainda é mais barato e mais sustentável que as garrafas tradicionais. E eu tenho percebido que esta cultura tem crescido com força pois ouvi falar a primeira vez de growler no bar da Brewdog quando morava em São Paulo em 2014 e hoje, pouco mais de um ano após isso, eu tenho nada menos que cinco growlers de dois litros e um da Bodebrown de três litros por chegar. Isso prova que pelo menos eu fui conquistado!

Já li uma crítica à cultura do growler dizendo que é um processo que prejudica à cervejas, não sendo corretamente sanitizado e adicionando oxigênio no processo de envase, fazendo uma analogia a ir em um restaurante de luxo e pedir uma quentinha para viagem e depois a esquentar no microondas ao chegar em casa horas depois. Convenhamos... não acho que seja uma crítica válida. Claro que isso pode ocorrer, mas acho que são falhas que podem ocorrer no processo de envase tradicional.


Você pode adquirir um growler em diversos lugares. Na internet pode-se achar facilmente no Mercado Livre e na loja on-line do Lamas e pessoalmente nos diversos quiosques do Mr. Beer, na Bodebrown e em diversas cervejarias. Além disso, pode-se encontrar growlers em alguns dos kits das cervejas colaborativas do socialbeers.


Existem alguns lugares que eu conheço e que eu sei que enchem growlers:


  • Bodebrown em Curitiba todas sextas à noite e sábados pela manhã
  • Cervejaria Nacional em São Paulo
  • Brewdog Pub em São Paulo
  • Cervejaria Caborê em Paraty


Existem outros lugares que eu já ouvi falar, mas nunca fui pessoalmente:


  • Haus Bier em Curitiba
  • Eisenbahn em Blumenau
  • Empório Alto Pinheiros em São Paulo


Além disso, o growler possui enorme vantagem para o cervejeiro caseiro que pode envasar suas cervejas sem necessidade de tampinhas. E ainda permite fazer uma bela coleção como se pode ver nos belos growlers que ilustram esse tópico.


Abaixo temos o vídeo do processo de fabricação de growlers em uma fábrica nos Estados Unidos.






                                                                                                                                                  
Siga-nos no twitter: twitter.com/cervasextremas
Curta-nos no facebook: facebook.com/cervejasextremas


Nenhum comentário:

Postar um comentário